Barra Grande do Piauí é o raro caso de praia que conseguiu um equilíbrio entre preservação e conforto.
A preservação tem como aliada a dificuldade de acesso. Longe da capital e de outras cidades grandes e praticamente desconectada da malha aérea brasileira, Barra Grande não se presta ao turismo predatório.
Já o conforto foi trazido pelos novos colonizadores de Barra Grande: os kitesurfistas. A área à direita do centrinho da vila foi transformada numa pequena cidade cenográfica de pousadas e restaurantes. Tudo rústico, charmoso e de alta qualidade – a proporção de pousadas com nota acima de 9 no Booking é uma das maiores entre os destinos que acompanhamos.
A vila cresceu livre do problema que assola o litoral do Piauí e do Ceará: não passam carros na areia. O único trânsito na praia, aqui, é o das velas de kitesurf.
Quando ir
Como todo o meio-norte do país, Barra Grande do Piauí tem duas estações bem definidas.
A estação chuvosa vai de fevereiro a maio. A chuva cai com maior intensidade em março (com 370 mm de precipitação) e abril (com 400 mm). Fevereiro e maio, com 255 mm, também podem prejudicar a sua intenção de pegar praia.
A estação seca vai de junho a dezembro. Entre agosto e novembro é raríssimo chover. Em junho chove menos de 100 mm, enquanto que em julho e dezembro, a precipitação fica abaixo de 50 mm.
Janeiro marca a transição entre as estações, com 143 mm de chuva. Não é muito, mas haverá mais dias nublados do que você talvez gostaria.
A temporada de kitesurf vai de agosto a dezembro (podendo chegar a janeiro), quando os ventos são fortes e constantes. É o melhor momento para visitar Barra Grande.
O Réveillon também é muitíssimo procurado — Barra Grande é uma dos destinos de Réveillon da categoria ‘descolados’. Espere preços bastante altos na virada do ano.
As temperaturas ficam estáveis durante todo o ano, com mínimas ao redor de 22ºC e máximas pouco acima de 30ºC. Entre agosto e janeiro o calor é bastante amenizado pelos ventos fortes e constantes.
Como chegar
Sem muito mistério, Barra Grande fica localizada a aproximadamente 350km da capital, Teresina. O caminho é o tempo inteiro guiado e sinalizado pelo asfalto. Sem complicação, sem stressss 😉
Barra Grande é simplesmente linda! Tem opções para todos os gostos e bolsos.