A cidade de Pedro II, que é reconhecida nacionalmente pelas opalas e também pelo Festival de Inverno, guarda também grandes tesouros naturais. A cachoeira do Urubu-Rei é uma delas.
Tem rei no nome e, de fato, ela é majestosa! E de já a gente adianta: a Urubu-Rei é para os verdadeiros espíritos aventureiros. Nós do Conheça o Piauí vamos contar detalhes sobre mais esse presente que a mãe natureza deu ao Piauí.
Localização
A cachoeira do Urubu-Rei está localizada na região da Serra do Gritador, onde em um trecho tem um mirante que também é atrativo turístico em Pedro II. A cachoeira fica especificamente na localidade Arara, a 16 km da área urbana do município.
O percurso até a Urubu-Rei é feito em terreno com mata fechada, às vezes íngreme e cheio de pedras. O acesso é difícil e são 2 km de caminhada, totalizando 30 a 50 minutos. Aqui é para quem tem fôlego aventureiro.

Esse fôlego logo é recuperado quando se depara com aquela imensidão escondida por entre a mata. Assim que vai chegando, as árvores se descortinam e apresentam o espetáculo cachoeira do Urubu-Rei.
São 76 metros de queda d’água que fazem dela ser a maior cachoeira do Piauí. É de fazer quase a vista perder o alcance. Além de toda essa importância e autoridade, umas das melhores qualidades: tem água o ano todo.
Isso mesmo, a cachoeira do Urubu-Rei é perene. Então de janeiro a dezembro é época de visitar. Mas claro, sempre tem um tempo melhor. E a nossa dica é: visite após o período chuvoso, pois as águas dela voltam a ficar transparentes, sem aquela cor mais “barrenta” provocada pelas chuvas.
A pequena piscina natural que se forma é propícia para banho, sempre tomando o cuidado necessário. Tudo isso também divide atenção com as rochas e a união de diversos ecossistemas ao redor.
Tomar banho debaixo da queda d’água, mergulhar na piscina natural e sentir a energia da natureza já valem qualquer passeio.


