Localizada no município de Juazeiro do Piauí, terra também que é uma das portas de entrada para o Cânion do rio Poti, abrigando, inclusive, o chamado médio Cânion, a cachoeira do Tingidor também já foi tema de reportagem de equipe de TV do Japão, que esteve em terras piauienses para gravar sobre o tema central, que seria o cânion.
E por que tão reconhecida? O Conheça o Piauí mostra aqui os detalhes que fazem do Tingidor ser tudo isso e muito mais.
Localização
A cachoeira do Tingidor fica em Juazeiro do Piauí, município a 163 km de Teresina. Ela está localizada, mais precisamente, a 2 km da área urbana de Juazeiro, na localidade Pedreiras, dentro de uma propriedade particular e de preservação. Chegando nesse local, você fará uma caminhada por uma trilha ecológica de aproximadamente 900 metros até chegar na cachoeira.
Essa trilha é de fácil acesso e muito bela. A caminhada dura cerca de 20 minutos até chegar ao seu destino, mas um tempo que nem é perceptível pelo fato de o caminho ser plano, com partes com gramas, outras com bastante pedras que já formam pequeninas cascatas, dando aquele gostinho do que encontrará na frente.

A queda d’água, que é bem alta, forma diversas outras cascatas menores. Inclusive, ficar debaixo dessas cascatas é um verdadeiro contato íntimo com a natureza e com um total descanso da mente e do corpo.
A cachoeira não é perene, ou seja, a queda d´água não dura o ano todo, sendo a melhor época para visitar é no chamado período chuvoso, de janeiro até início de maio.
Embora o Tingidor pertença a uma propriedade particular, a entrada é gratuita

A cachoeira do Tingidor, apesar de ser bastante visitada, é o ambiente para você se desconectar dos dias intensos de trabalho, estudos ou qualquer outra rotina. É adequada também para toda a família.
No entanto, é importante destacar que no local não tem qualquer estrutura, é somente a natureza e toda a sua autoridade. O que já basta! Por isso, leve sua água ou alimentos, mas sempre lembrando de levar seu saquinho para colocar os restos de comida nele e levar de volta para a cidade para ser jogado em devido lugar de lixo.
Mas caso queira estar na cachoeira para se refrescar, somente em uma parte do dia, e depois retornar, uma boa parada para almoço é no restaurante do Sr. Geraldo, em Juazeiro. O local tem uma comida caseira saborosa, o chamado prato feito(PF), que só custa o valor de R$15,00. O ambiente também conta com wi-fi liberado para os clientes.
Ficou com vontade de conhecer a cachoeira do Tingidor? O Conheça o Piauí leva você até lá.
