Cachoeira da Bica

Visite a Cachoeira da Bica, um belo ponto turístico perto de Campo Maior.

Com uma queda d’água de 30 metros de altura, a cachoeira é o lugar ideal para quem quer um refúgio em meio a uma natureza selvagem

Para os amantes de uma natureza bem selvagem, daquelas que parecem nunca ter pisado alguém, o Conheça o Piauí mostra um destino que é uma boa pedida. É a cachoeira da Bica, que fica a 127 km de Teresina, na área rural do município piauiense de Campo Maior.

A Wonderful Scent Of Winter Nights, Snow And New Year

A cachoeira da Bica fica a 43km da zona urbana de Campo Maior, cidade que fica a cerca de 80 Km de Teresina. Ela está localizada, mais precisamente, no povoado Alto do Meio, na fazenda Bela Vista, apesar de estar numa propriedade privada o acesso é liberado desde que você respeite o meio ambiente não deixando lixo no local e transitando em baixa velocidade, pois existem vários moradores próximo ao local.

Boa parte do trajeto é feito pela estrada asfaltada, que é a PI 115, sendo bem menor o caminho pela parte de estrada de terra, mas que está em boas condições.

Enxame de abelhas encontrado próximo à cachoeira

A cachoeira da Bica fica a 43km da zona urbana de Campo Maior, cidade que fica a cerca de 80 Km de Teresina. Ela está localizada, mais precisamente, no povoado Alto do Meio, na fazenda Bela Vista, apesar de estar numa propriedade privada o acesso é liberado desde que você respeite o meio ambiente não deixando lixo no local e transitando em baixa velocidade, pois existem vários moradores próximo ao local.

Boa parte do trajeto é feito pela estrada asfaltada, que é a PI 115, sendo bem menor o caminho pela parte de estrada de terra, mas que está em boas condições.

Como chegar

Veja todo o trajeto que leva até a cachoeira em Campo Maior

Se você veio até aqui é porque certamente quer fazer uma imersão em uma natureza selvagem, em uma grande tranquilidade, longe da agitação, sem sinal de celular, internet, redes sociais e de qualquer imagem urbana. Por isso, todos os caminhos levam você para a cachoeira da Bica, a cerca de 127 km de Teresina.

E, claro, o Conheça o Piauí marcou todo o trajeto, referências e dicas desse refúgio que fica localizado na zona rural do município de Campo Maior. Prepare as anotações, o GPS e siga a rota!

  • Passo a passo de como chegar

Saindo de Teresina pela avenida João XXIII, zere o odômetro na rotatória da Ladeira do Uruguai. Agora é seguir viagem pela BR-343 até chegar ao município de Campo Maior. Assim que chegar na rotatória de entrada dessa cidade, ponto em que marcará 76.4 km, mantenha-se pela direita para seguir pela via que contorna o lago.

Em 80,5 km você passará pela ponte do rio Pintado. Ao chegar aos 83.8 Km você verá, do lado direito, o famoso restaurante Capote do Macedo. Um bom lugar para saborear essa delícia piauiense. Assim que chegar nesse ponto, vire à direita, bem na via que fica o Capote. Aqui zere o odômetro.

Siga direto e, em 1 km, passará pelo povoado Alto do Meio, por um ponto bem movimentado, onde de um lado há o mercadinho Dois Irmãos, caso você queria comprar algo. Logo em seguida, em 1.2 km, do lado esquerdo, você verá o Capote do Chico Nunes, outro famoso restaurante do Piauí.
A partir de então, siga direto pela estrada, que é a PI 115. Quando o Conheça o Piauí esteve pelo local, a via estava com muitos buracos. Então ATENÇÃO REDOBRADA E VELOCIDADE REDUZIDA!

Em 7.4 km você passará pelo povoado Novo Paraíso. Já em 15.4 km, pela fazenda Teteu. Aqui também é um trecho com buracos na estrada.

Continue a seguir direto. Quando chegar em 24.4 km, você passará pela placa GeoPoços. Logo em seguida, em 27 km, passará por uma ponte e, aos 28.7 km, pelo povoado Bem Bom. Continue a seguir direto.

AGORA ATENÇÃO! Ao chegar aos 37.9 km, você vai ter que virar à esquerda, bem na entrada onde tem a placa Fazenda Boa Vista. Aqui zere o odômetro. Esse será o momento em que começa a estrada de terra que, ressalte-se, está em boas condições.

Siga direto até encontrar uma bifurcação. Nesse ponto mantenha-se pela via principal, que é a esquerda. Siga direto até chegar na passagem molhada. MUITA ATENÇÃO! Nessa passagem há uma passarela, porém, com condições estruturais não tão satisfatórias. E, ainda, quando o Conheça o Piauí esteve presente, a água tinha invadido um pequeno trecho dessa passarela. Quando for atravessá-la tenha bastante cuidado, ande com velocidade bem reduzida. Alguns carros pequenos conseguiram passar pelo caminho.

Após atravessar a passagem molhada, continue a seguir direto pela via principal, que aqui será pela direita. Em 0.7 m você verá um “mata burro”.

Continue a seguir. Em 1.5 km vai ver uma outra bifurcação. Aqui vire à esquerda. Em 2.2 km mantenha-se pela principal, que dessa vez é pela direita.

Em 2.6 km vai encontrar novamente um “mata burro”. Logo em seguida, em 2.7 km, faça o “S” da estrada e siga pela esquerda. Em 2.8 km vire à direita e, logo mais, em 3 km, entre pela porteira.

Siga direto. Nesse trecho encontrará um cemitério do lado esquerdo. Continue a seguir e ATENÇÃO, em 4.2 Km, você verá uma casa amarela do lado esquerdo. É a fazenda Boa Vista. Pode comemorar, pois seu destino está próximo!

Ao chegar nessa fazenda, que está em um campo aberto, contorne pela esquerda da fazenda e siga pela via que acompanha a cerca. Desse ponto até 4.7 km mantenha-se sempre pela esquerda.

Em 5.3 km você chegará ao seu destino. Pare o carro, estacione e desça. A chegada pelo alto da cachoeira. O caminho até a cachoeira será feito a pé por uma trilha de 120 metros.

  • A trilha

Você encontrará um “riachinho”. Indo pelo lado esquerdo você estará no topo da cachoeira da Bica. A vista é impressionante e de tirar o fôlego. Se tiver medo de altura, o melhor é não se aproximar.

Para chegar dentro da cachoeira, atravesse o “riachinho”, isso é feito a pé mesmo. Siga pela direitaaté passar por uns cactos e comece a trilha. É uma descida íngreme, repleta de pedras, algumas soltas e escorregadias, então o apropriado é ir de tênis. Além disso, não se apoie com as mãos nas pedras, pois alguns animais podem passar por ela.

Ao terminar a trilha, é só admirar tamanha beleza e aproveitar as águas quentinhas e refrescantes.

E não esqueça de contar o que achou do trajeto e desse ponto turístico. E para ver em vídeos esse caminho, assista ao canal do Conheça o Piauí no YouTube.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Olá, aventureiro

Somos uma pequena parte de uma causa bem maior. Procuramos mostrar o turismo ,não reconhecido por muitos, no estado do Piauí. Além de incentivar o contato imersivo  na natureza, que se encontra cada vez mais raro nos dias de hoje……..

Siga-nos na rede sociais

Baixe agora

GUIA COMPLETO

Confira e baixe agora mesmo nosso material completo

Categorias

Sua viagem começa aqui

Edit Template

conhecaopiaui@gmail.com

© 2024 Criado por ixpertse